
G-FOX GERADORES
Sobre nós
A G-FOX GERADORES trabalha com sistemas de geração de energia emergencial, continua e de locação.
Utilizando grupos geradores movidos a Diesel, Gás Natural e Biogás com logica de funcionamento Manual analógico, automática/Manual com microcontrolador singelo, automático/Manual com microcontrolador paralelo.
Para conhecer detalhadamente como as atuações técnicas da G-FOX GERADORES estão divididas clique aqui.

Você sabia?
Todos os equipamentos devem realizar a manutenções e revisões periódicas, nos grupos geradores não é diferente.
Seguimos rigorosamente o plano de manutenção do fabricante do motor, gerador e sistema de controle.
Que estabelece algumas ações diárias, semanais, mensais, semestrais e anuais como:
Diária
As inspeções diárias no grupo gerador consistem em inspecionar os níveis dos fluidos do equipamento e possíveis não conformidades como:
- Nível Água do radiador
- Nível Óleo do cárter
- Nível de combustível
- Possíveis vazamento de nessas regiões próximas ao motor e gerador
Semanal
Uma vez por semana é necessário realizar o funcionamento do grupo gerador, onde são avaliadas as seguintes condições do grupo gerador:
Comportamento de funcionamento como dificuldade de partida.
Excesso de fumaça na saída do escapamento do motor.
Avaliar as variáveis elétricas e mecânicas através do controlador como:
- Tensão (Vca) e (Vcc)
- Frequência (Hz)
- Temperatura (°C)
- Corrente (A)
- Potência (kW/h)
- Fator de potência (COS FI)
- Vibração (mm/s)
- Oscilações (RPM)
Mensal
Mensalmente deve ser realizado ensaios e funcionamento por um profissional habilitado e capacitado, pois nessa revisão o profissional irá testar e analisar diversos itens por sistemas e no final será feito um teste com carga simulando a falta energia.
- Avaliação e testes no Sistema do arrefecimento
- Avaliação e testes no sistema de combustível
- Avaliação e testes no sistema de lubrificação
- Avaliação e testes no sistema nos sensores
- Avaliação e testes nas baterias de partida do grupo gerador
- Avaliação e testes non alternador
- Reaperto nos parafusos dos cabos de potência e comando
- Avaliação e testes no retificador de bateria
- Avaliação da programação do controlador
- Avaliação e testes do sistema de transferência (QTA)
Semestral
Nessa revisão as atenções irão paro o motor, onde deve realizar a substituição de óleo do cárter e filtros do motor, isso deve ocorrer a cada 250 horas de funcionamento ou 6 meses parado.
Alguns fabricantes de motores determinam essa revisão cada 1 ano e essa situação muda de fabricante para fabricante.
Anual
Na revisão anual é necessário seguir o manual do fabricante para realizar a substituição de alguns itens como:
- Aferição de folga de válvulas e unidades de injeção eletrônica
- Mangueiras
- Abraçadeiras
- Correias
- Troca do líquido do arrefecimento e adição de aditivo
- Alinhamento paralelo e angular
- Medição de vibração (mm/s)
- Análise em laboratório do óleo Diesel
- Análise em laboratório do óleo lubrificante
- Ajuste de tensão de saída (Vca)

Perguntas frequentes (FAQ)
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Qual o consumo do motor?O consumo de óleo Diesel de um grupo gerador está diretamente ligado à carga que ele está assumindo na planta. Por esse motivo é muito importante ter um equipamento bem dimensionado.
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Quantas horas de geração de energia tem esse gerador?O tempo de geração de energia de um grupo gerador está relacionado a duas situações, sendo: 1º - Capacidade volumétrica do tanque de óleo Diesel. 2º - A carga que o grupo gerador está assumindo. Através dessas duas informações calculamos o tempo de geração de energia de um grupo gerador.
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Qual a autonomia desse gerador?Quando o engenheiro faz os estudos de implantação de um grupo gerador é determinado em conjunto com cliente a necessidade e criticidade da atividade, caso o seja necessária uma autonomia maior o engenheiro projeta tanque de combustível mensal se somando ao tanque diário do equipamento e assim aumentando sua autonomia. Nesse processo o engenheiro obrigatoriamente deve pesquisar o que diz a norma regulamentadora nº20 ou NR-20.
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Quanto esse gerador tem de potência?A potência de um grupo gerador é definida a partir de um estudo de engenharia, onde se colhe informações utilizando instrumentação técnica, e com as variáveis de Potência (kVA,kW), Corrente (A) e Fator de Potência(Cos fi) o engenheiro faz o calculo para determinar o grupo gerador a ser fornecido para o cliente.
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Quando devo realizar manutenção no meu equipamento?Para que um grupo gerador esteja sempre pronto a operar é de extrema importância que as manutenções preventivas e corretivas estejam atualizadas. As manutenções deve ocorrer a cada 250 horas de funcionamento ou 6 meses parado, ou seja, o que acorrer primeiro. Durante essas manutenções o técnico faz uma avaliação elétrica e mecânica do equipamento e assim aponta outras não conformidades encontradas no equipamento.
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Qual o ruido do gerador?O nível de ruído grupo gerador irá depender da sua configuração de fabricação e dimensionamento como: Grupo Gerador carenado e silenciado ou Grupo Gerador aberto instalado em sala de alvenaria com atenuação acústica. Cada tipo de configuração irá ter um ruído em dB (decibéis) diferente e o que irá determinar isso, será o local de instalação Zona residencial , Zona Industrial, Zona Rural ou Zona mista de acordo com a NBR10151.
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Posso adicionar mais carga ao gerador?Para adicionar mais carga ao um grupo gerador, será necessário um estudo de engenharia do consumo de energia elétrica do local. A partir desse estudo o engenheiro determina através de cálculo se o grupo gerador existente tem folga suficiente para admitir mais carga.
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Qual Diesel devo comprar? S10 ou S500?Para responder as essa pergunta é importante saber o que houve com o composto químico do óleo Diesel. A partir de 2012 o óleo Diesel teve o percentual de enxofre reduzido em mais de 70% , essa nova condição diminuiu a vida útil de armazenamento de óleo Diesel e levou os fabricantes de motores a realizar mudanças no sistema de injeção de combustível. A regra para abastecimento ficou dessa forma: 1º - Equipamentos produzidos até 2012 utilizam óleo Diesel S500. 2º - Equipamentos produzidos após 2012 utilizam óleo Diesel S10
